SOBERANO

SOBERANO

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Futebol 2.0: Pato volta, Ganso avança, e Fabuloso marca em cinco toques

Variação ofensiva do São Paulo deixa marcação do Botafogo perdida no terceiro gol da vitória por 3 a 0 do Tricolor nesse domingo no Morumbi



Muricy Ramalho não quer Alexandre Pato jogando como um atacante fixo. Ao receber o jogador no São Paulo, o treinador pensou nele como uma figura flutuante em campo. Percebeu que o atleta pode render melhor de frente para o gol, partindo com a bola, do que esperando por ela com um zagueiro bufando em seu pescoço. Pelo menos no jogo contra o Botafogo, nesse domingo, a opção se mostrou extremamente acertada. A movimentação de Pato foi o alicerce de um sistema ofensivo ágil, móvel, com variações suficientes para deixar a marcação alvinegra zonza. E o lance do terceiro gol da vitória de 3 a 0 foi exemplar disso.

Foi aos 10 minutos do segundo tempo. Com o Botafogo já perdendo por 2 a 0, o São Paulo passou a encontrar espaços para movimentar suas peças. Em saída rápida de ataque, com a defesa adversária desarrumada, Ganso e Pato tramaram jogada. O normal seria o meia receber e acionar o atacante em profundidade. Pois aconteceu justamente o contrário. Pato pegou a bola, deu apenas dois toques nela e já encontrou Ganso em profundidade, invadindo a área pela esquerda. O ex-santista também deu apenas dois toques para acionar Luis Fabiano, que completou de primeira para o gol.
 
análise gol são paulo cena 1 (Foto: arte esporte)Pato busca jogo em saída rápida, chama atenção dos marcadores e permite entrada de Ganso


Pato ocupou um espaço de campo normalmente habitado por Ganso. O deslocamento do atacante deixou a defesa alvinegra em apuros. Quatro jogadores tentam, ao mesmo tempo, se aproximar dele - e apenas Marcelo Mattos o faz. Com isso, Ganso surge desmarcado, já que a atenção ficou toda com seu colega. Já no início da jogada, ele antevê a liberdade que terá e ergue o braço pedindo que Pato lance para ele - Luis Fabiano seria outra opção.

análise gol são paulo cena 2 (Foto: arte esporte)Quatro marcadores são envolvidos por Pato, enquanto Ganso parte livre 


O lance é tão rápido, que a defesa do Botafogo chega a desistir da marcação. Julio Cesar fica a quilômetros da bola quando Luis Fabiano faz o gol. Dória, Marcelo Mattos e Bolívar apenas assistem à jogada de fora da área. O único que tenta atrapalhar o lance, sem sucesso, é Bolatti, que estava mais distante de Pato, e mais próximo de Ganso, na origem da jogada.

análise gol são paulo cena 3 (Foto: arte esporte)Marcadores desistem da jogada, e Luis Fabiano surge sozinho para fazer o gol 

O lance não foi exceção. Os outros dois gols tiveram assistências de atacantes. No primeiro, marcado pelo zagueiro Antônio Carlos, é Luis Fabiano quem cruza; e o segundo, anotado pelo lateral-direito Douglas, surge de mais uma jogada de Alexandre Pato, novamente com um lançamento em profundidade depois de recuar para buscar jogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário