SOBERANO

SOBERANO

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Após 10 anos, São Paulo x Corinthians tem ares de decisão pelo Nacional

A última vez que Corinthians e São Paulo se enfrentaram de olho no título do Campeonato Brasileiro aconteceu nas semifinais de 1999. Dez anos depois, os rivais entram em campo com o discurso de buscar a vitória para impedir que o líder Palmeiras se distancie no topo da tabela.
O time tricolor soma 44 pontos, três a menos do que o clube de Palestra Itália, e ocupa a segunda colocação. Já a equipe alvinegra tem 37 e ainda sonha com o título e a inédita tríplice coroa - conquistar o Paulista, a Copa do Brasil e o Brasileirão no mesmo ano.

"Ainda temos chances. Com duas vitórias consecutivas, voltamos a brigar pelo título", considerou o atacante corintiano Dentinho.

Os próprios são-paulinos não descartam a possibilidade de o rival disputar o caneco, apesar de a diferença para a primeira colocação ser de dez pontos. "Dependendo do resultado contra a gente, eles podem entrar na briga", afirmou o zagueiro Renato Silva. "Eles não estão fora e têm chances matemáticas", endossou Dagoberto.

Depois de 1999, nenhum clássico teve influência direta na disputa pelo troféu. Nos mata-matas até 2002, não ocorreu nenhum confronto. Na era dos pontos corridos, a partir de 2003, os dois times jamais foram concorrentes pelo títuloEm 2003 e 2004, o São Paulo acabou no G-4, enquanto o Corinthians ocupou posições intermediárias - até reagiu nas rodadas finais de 2004 e terminou em quinto lugar.

Em 2005, o clube de Parque São Jorge faturou o Nacional, já o do Morumbi ficou em 11º pois priorizou o Mundial da Fifa. Em 2006 e 2007, o São Paulo foi campeão, e o rival alvinegro lutava contra o rebaixamento - ano passado, participou da Série B.

O zagueiro André Dias destacou o fato de ambos viverem momentos distintos nas últimas temporadas. "O próximo jogo vai ser diferente. O Corinthians vem de uma derrota no Pacaembu, o São Paulo de um empate fora, e as duas equipes têm chances de serem campeãs. Vai ser um jogo truncado", apostou.

Além disso, existe um tabu em questão. Já são sete duelos sem vitória são-paulina - a última ocorreu em fevereiro de 2007. "Não tem essa de freguês, porque sempre respeitamos o São Paulo", decretou Dentinho.

"Garanto que o Corinthians não vai ter facilidade para ganhar do São Paulo no Morumbi desta vez", finalizou André Dias, citando o triunfo alvinegro por 2 a 0 no último Estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário