SOBERANO

SOBERANO

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Após volta de Ceni, São Paulo alcança a melhor defesa do Brasileirão

O São Paulo ostenta hoje a melhor defesa do Campeonato Brasileiro, ao lado do líder Palmeiras. A chegada ao topo do setor coincidiu com o retorno do goleiro Rogério Ceni ao time. Antes de o capitão voltar, após lesão no tornozelo esquerdo, o clube do Morumbi tinha média de 1,1 gol sofrido por partida e, agora, possui 0,4 (dois gols sofridos em cinco jogos).
"Acho que o principal motivo da consistência defensiva do nosso time é que todos os jogadores, atacantes, meio-campistas, laterais e volantes, têm consciência de marcação, não deixam essa responsabilidade somente para os zagueiros", disse André Dias, que também compôs a zaga são-paulina nos últimos anos.

Os dois rivais paulistas levaram 23 gols em 24 partidas disputadas no Nacional de 2009 - marca igualada nesta última rodada, em que o time alviverde foi vazado três vezes e o São Paulo nenhuma. Embora a melhora tenha ocorrido justamente com a presença de Ceni no gol, o elenco atribui a ascensão ao grupo forte e à colaboração dos jogadores de frente.

"Temos uma grande qualidade de marcação dos nossos jogadores, mas acima de tudo o conjunto é muito forte. A equipe toda se dedica quando não tem a bola, e quando tem a bola prevalece a qualidade para jogar, o que dificulta muito para o adversário tomar a jogada da gente", opinou o zagueiro Miranda.

O camisa 5, aliás, foi um dos pilares da defesa são-paulina nas três últimas temporadas - o São Paulo venceu os três últimos Campeonatos Brasileiros. Em 2006, o time tricolor terminou com a melhor defesa ao sofrer 32 gols em 38 jogos. No ano seguinte, o feito se repetiu com uma marca ainda melhor (19 tentos sofridos
Em 2008, a equipe paulista terminou com a segunda melhor defesa, com 36 gols sofridos - um a mais do que o vice-campeão Grêmio. Líder da estatística ao lado do Palmeiras, o São Paulo já faz as contas para chegar ao quarto título consecutivo.

"Acredito que precisamos de mais nove ou dez vitórias para seguir firme na briga", falou o capitão Rogério Ceni, que sofreu dois gols em cinco jogos. Ainda restam 14 rodadas para o fim da competição e clube do Morumbi é o terceiro colocado, com 43 pontos - um a menos que o rival alviverde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário